Como criar vídeos de qualidade para o seu blog

Vamos enfrentá-lo, a criação de vídeo é um trabalho complicado que engloba muitos profissionais: engenheiro de som, operador, fabricante de ferramentas, engenheiro, eletricista e muitos outros “ista”. Portanto, certamente não será um único artigo que fará de você um especialista. Mas para aqueles que querem se engajar em comunicação de vídeo para o seu blog, para melhorar a qualidade do conteúdo, o conselho que você encontrará aqui pode ajudar bastante.

Você não vai perceber o novo lugar para a BMW e você não vai seguir Spike Jonze, que assinou uma pequena obra-prima para Kenzo, mas o ponto de partida para a criação de vídeos de qualidade leva você para a definição de uma pequena equipe de negócios. Você pode pedir a um amigo ou colega de trabalho para ajudá-lo em algumas das etapas que explicarei e que podem ser difíceis de gerenciar por conta própria. Mas por onde começamos?

Antes de começar, é certo fazer esse esclarecimento: existem blogueiros e vloggers. Os últimos decidem se comunicar apenas por meio de vídeos, então eles têm plataformas dedicadas a essa comunicação. Ou eles dependem de serviços proprietários como o YouTube ou o Vimeo.

No entanto, isso não significa que um blogueiro tradicional não seja capaz de criar vídeos dignos desse nome. No caso de um tutorial, por exemplo, pode ser útil ter um vídeo que possa resumir as passagens mais delicadas. O mesmo se aplica aos artigos mais importantes do calendário editorial, também porque a promoção social pode ter vantagens extras com esses conteúdos.

Você já está na rua com o equipamento para criar vídeos para enviar para o blog? Rebobine tudo e volte para a mesa onde o vídeo está chegando, o momento em que a criatividade flui e você se concentra em uma ideia. Este é o momento de escrever o assunto e o roteiro do vídeo.

É uma questão prática, por um lado, porque pode poupar tempo durante a filmagem e edição. Mas há um aspecto mais sutil que, na minha opinião, é correto considerar: eu tenho que dizer, mostrar e falar tanto?

O vídeo é um meio poderoso, em duas direções opostas. Se for bem feito, se for conciso e mantiver a atenção viva, certamente agrega valor ao seu blog. Mas se for lento, verboso, banal ou repetitivo, o efeito será contrário às suas expectativas. Um pouco como escrever online.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *