O que é um sistema econômico? Definição e significado

Um sistema econômico é uma maneira organizada em que um país aloca notícias de recursos e distribui bens e serviços por toda a nação ou por uma determinada área geográfica. Inclui a combinação de várias instituições, entidades, agências, processos de tomada de decisão e padrões de consumo que compõem a estrutura econômica de uma comunidade específica. Por isso, é um tipo de sistema social.

Um sistema econômico define como todas as entidades em uma economia interagem. Defini-los hoje é muito mais complicado do que costumava ser. Os sistemas antigos eram relativamente simples – o comércio era feito com escambo e havia muito poucos tratados e regras de engajamento.

Os sistemas econômicos hoje são complexos

Nas sociedades antigas, as pessoas apenas trocavam o que tinham pelo que queriam ou precisavam. Hoje, porém, nas economias monetárias, o cenário é muito mais sofisticado.

Atualmente, vivemos em uma sociedade onde grandes empresas têm uma forte influência sobre como os negócios são feitos. Acordos e tratados são negociados e assinados todos os dias, e os governos fizeram muitas leis a respeito do comércio, o que significa que precisamos de uma definição muito mais abrangente do que é um sistema econômico.

Poder-se-ia dizer que hoje, portanto, um sistema econômico é descrito como uma maneira organizada em que um determinado governo optou por alocar os bens e serviços de seu país.

Sistemas nas economias de hoje são muito mais do que simples comércio. Eles definem os valores de nossa sociedade e sua estrutura política.

A estrutura de cada sistema econômico procura responder a essas três ou quatro perguntas. O sistema define as regras de jogo para todos os jogadores em uma economia e define como eles podem interagir uns com os outros.

O estudo dos sistemas econômicos examina como seus vários componentes estão interligados, como a informação flui entre eles e suas relações sociais, incluindo a estrutura de gerenciamento e os direitos de propriedade.

A análise dos sistemas econômicos costumava enfocar dois extremos – economias planejadas e de mercado, e as diferenças entre socialismo e capitalismo.

Hoje, a classificação dos sistemas econômicos se expandiu para incluir outros modelos e tópicos que não estão de acordo com os extremos tradicionais. Globalmente, a forma atualmente dominante de organização econômica é baseada em versões variadas de uma economia mista orientada para o mercado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *